Nome errado no passaporte? Mudança de nome? Resolva este problema!

Nome errado no passaporte? Mudança de nome? Resolva este problema!

Ter o nome errado no passaporte pode causar muitos aborrecimentos na hora de viajar. Então confira essas dicas para corrigir este problema!

Já publicamos aqui no Tirar um guia passo a passo sobre como tirar passaporte brasileiro. Também já demos ótimas dicas sobre foto para passaporte (inclusive respondemos à pergunta número 1 entre os homens: “posso tirar foto de passaporte com barba?“). 

Seguro viagem internacional

Você seguiu todas as nossas dicas, conseguiu requerer passaporte… e agora, o que poderia dar errado?

Infelizmente imprevistos acontecem e um problema muito comum é o nome errado no passaporte. Se você também precisa de ajuda para mudar seu nome errado leia o post completo e descubra como resolver este erro!

O primeiro passo indicado pela Polícia Federal para tirar o passaporte brasileiro é separar os documentos necessários, como já informamos antes.

Esta etapa em especial visa a facilitar o acesso a seus dados e o correto preenchimento de todas os formulários que serão utilizados pela Polícia Federal quando você vai solicitar seu passaporte.

Nome errado no passaporte? Confira todos os dados de imediato!

Nome errado no passaporte
Guia: Como tirar passaporte

Um nome errado no passaporte certamente poderá causar grandes problemas se você não corrigi-lo.

Por isso mesmo, uma das principais indicações da Polícia Federal é: no momento de retirada do passaporte você deve conferir, atenciosamente, os dados impressos no documento.

Tem algum erro? Comunique imediatamente!

Mais do que qualquer outra pessoa, você é o verdadeiro interessado em requerer o passaporte, por isso, esta etapa cabe a você. Tenha bastante atenção e confira todos os dados do passaporte: nome, nascimento, filiação, nacionalidade, validade etc.

Não basta ‘passar o olho’ no documento: é preciso conferir campo por campo. Evite problemas!

Preenchi meu nome/endereço errado no formulário da Polícia Federal e a GRU foi gerada com erros. E agora?

Novamente alertamos que em todos os formulários é preciso ter o máximo de atenção para evitar situações que causem problemas futuros.

Se mesmo assim você preencheu o endereço ou nome errados no formulário para passaporte e a GRU foi gerada com erros, não é necessário um novo preenchimento. 

A GRU é vinculada ao CPF informado no momento do preenchimento do formulário.

Entretanto, será obrigatória a correção das informações divergentes no dia do atendimento no Posto de Emissão de Passaportes do DPF. Como informamos logo acima: confira os dados no momento da retirada do passaporte e informe o funcionário sobre o erro imediatamente.

Mudei de nome, mas o passaporte ainda está com meu nome antigo. Há algum problema nisso?

A mudança de seu nome pode ter se dado por diversos motivos, como casamento, divórcio, decisão judicial e outros.

Se todos os seus documentos já foram atualizados para o novo nome, mas seu passaporte, ainda válido, continua com o nome antigo, é preciso ter atenção caso pretenda viajar.

O passaporte é sempre confeccionado de acordo com os documentos apresentados pelo requerente ao tempo da solicitação de passaporte. Desta forma, caso o requerente apresente a documentação de solteiro, o passaporte será concedido com o nome de solteiro, caso apresente a documentação de casado, o passaporte será concedido com o nome de casado.

Para atualizar o nome no passaporte você terá que emitir um outro. Sim, você terá que solicitar passaporte novamente, com os dados novos, seguindo todo o passo a passo para isso.

Para países que exigem visto é importante que o nome constante no passaporte seja o correto, pois o nome que constar no visto deverá ser igual.

Emiti a GRU em meu nome e CPF, mas o pagamento foi feito por outra pessoa.

Não há com o que se preocupar, caso alguém, que não seja o titular da GRU, realizou o pagamento.

A GRU é vinculada ao CPF informado no momento do preenchimento do formulário. Logo, não importa quem pagará o valor do passaporte, mas sim que o CPF do interessado (requerente) esteja corretamente informado no documento.

Um lembrete muito importante é você guardar o recibo de pagamento e apresentá-lo à Polícia Federal quando ela solicitar.

Ainda tem dúvidas? Ligue para a PF, no telefone 194.

Fontes: 1, 2, 3, 4

 

Compartilhe este post

30 comentários sobre “Nome errado no passaporte? Mudança de nome? Resolva este problema!

  1. Seguro viagem internacional
    1. Também estou com problemas, o meu sobrenome veio impresso 2 vezes, ou seja, de forma repetida. Fui informado que teria que emitir outro, mas estou com receio de não ter tempo suficiente até a minha viagem.

      vc conseguiu resolver o seu problema

      Responder
      1. Também estou com problemas, o meu sobrenome veio impresso 2 vezes, ou seja, de forma repetida. Fui informado que teria que emitir outro, mas estou com receio de não ter tempo suficiente até a minha viagem.

        vc conseguiu resolver o seu problema

        Responder
  2. Boa tarde, meu nome no passaporte saiu sem o “de” ficou somente com o sobrenome sem a “preposição”, terá problemas para eu tirar o visto?

    Ex do nome: José Silva de Freitas
    Passaporte saiu: José Silva Freitas

    Obrigada

    Responder
  3. Bom dia
    Meu filho ao receber o passaporte assinou o nome dele mais abreviando o último nome, minha pergunta é, Será que terei problemas na hora de embarcar no Brasil? E se nos EUA posso também te algum impedimento?
    Fico no aguardo
    At
    Emerson

    Responder
  4. Boa Noite!
    Preenchi a data de nascimento do meu esposo errada na GRU e a mesma já está paga
    No dia do que ele for ao Posto da PF há possibilidade de correção?Ou enfrentará problemas?Oque nos aconselha?

    Responder
  5. Fui no dia 03/07/2017 buscar o passaporte do meu filho. No ato da retirada percebemos que a PF inventou um sobrenome que nunca tive ocasionando erro na filiação materna. Detalhe: Preenchi tudo corretamente no site. Conferimos os dados na tela duas vezes e estava tudo correto, mesmo assim o passaporte saiu com erro. Fui super mal tratada na PF da Sede São Paulo, não me deixaram falar com a delegada alegando que ela estava almoçando das 11:30 ás 15:30, pasmem!!! e a todo momento vinha um funcionario tentando me convencer a retirar o passaporte com erro mesmo que ” não dava nada” porque a policia federal nos aeroportos do Brasil ” nem olham” . Enfim, pra meu desespero saí de lá sem resolver nada, não retirei o passaporte do meu filho, e estamos correndo risco de perder a viagem do sonhos dele, que a avó vinha pagando há dois anos, por erro de funcionários incompetentes que não prestam atenção no seu trabalho. Infelizmente pegamos esse período de suspensão das emissões de passaporte por falta de verbas, e ninguém na PF quis assumir o erro e nos ajudar.
    Entao amigos, não adianta preencher tudo certo no site, não adianta apresentar os documentos corretos, não adianta conferir nada!!! Tem que fazer os procedimentos e orar pra Deus ajudar a dar tudo certo.
    Ps: Enquanto eu esperava a tal delegada voltar do seu almoço interminavel, aos prantos, eu visualizava uma jovem de cabelos longos, negros e lisos, de aparelho nos dentes e óculos de armação preta, funcionária do setor de entrega de passaportes da PF sede Sao Paulo, ás gargalhadas, amarrando um longo fio de cabelo, que caiu da cebeça dela, no braço do colega de trabalho. 😢 entre essas e outras brincadeiras dos funcionários, passaportes são emitidos com erro e sonhos são destruídos. Como explicar pro meu filho agora que não poderá viajar porque existem pessoas que não assumem seus erros??
    O que eu posso fazer?

    Responder
  6. Também estou com problemas, o meu sobrenome veio impresso 2 vezes, ou seja, de forma repetida. Fui informado que teria que emitir outro, mas estou com receio de não ter tempo suficiente até a minha viagem.

    Como devo proceder?

    Responder
  7. eu por descuido e fazendo preenchimento de 3 passaportes, No meu eu coloquei o meu nome e o cpf do meu marido , da minha filha coloquei a data de nascimento errada….como arru7mar isso agora vou perde o recolhimento dos valores?

    Responder
  8. Bom dia ,tire minha dúvida preenchi ,paguei o G R U e agendei para tirar passaporte meu ,do meu marido e da minha irmã,porém o da minha irmã a data de nascimento dela e o o primeiro nome da mãe tem um pequeno erro,será que posso ir no agendamento e ver se eles vão fazer os ajustes,

    No aguardo
    valdivina

    Responder
  9. Boa tarde minha filha na hora de receber o passaporte assinou errado seu terceiro sobrenome, minha dúvida é . Sera que terei problema na hora de embarca no brasil?
    Mesmo ela indo com os responsáveis ? E sera que ela tera problemas na hora de chegar em portugal?
    Espero a resposta , obrigado
    Juacira

    Responder
  10. Boa tarde, renovei meu passaporte porem o antigo ainda está com visto valido para o Estados Unidos, e vou precisar para a viajem.
    Entretendo, o novo passaporte ficou diferente a parte do sobrenome, no passaporte antigo está o primeiro nome separado dos sobre nomes, o passaporte novo ficou o primeiro e o segundo nome junto e o ultimo sobrenome separado.

    Porem, os nomes estão corretos será que posso ter problemas ?

    Responder

Postar Comentário