Tirar foto para passaporte: 9 dicas que você precisa saber agora

Tirar foto para passaporte: 9 dicas que você precisa saber agora

Tirar foto para passaporte ainda é uma tema que levanta muitas dúvidas, mas que é algo muito simples e rápido de ser resolvido.

Seguro viagem internacional

Se você ainda está com dúvidas sobre o tema confira aqui as principais perguntas e respostas relacionadas à foto que será usada no seu passaporte.

1) Onde tirar foto para passaporte?

Todo passaporte precisa de foto, afinal é um documento de identificação internacional, válido em todos os países.

Há algum tempo era necessário que o requerente levasse uma foto de passaporte já impressa para a Polícia Federal, mas atualmente a PF tira sua foto na hora com uma máquina digital.

A foto para o passaporte é feita no Departamento de Polícia Federal, na seção de Passaportes. O agendamento pode ser feito pela internet, no próprio site da Polícia Federal.

Tirar foto para passaporte: O primeiro passo é agendar no site da Policia Federal
Site da Policia Federal: agendar emissão de passaporte

Depois de ter cumprido as etapas de separar a documentação necessária para tirar o passaporte, ter preenchido os formulários da Polícia Federal e agendado o comparecimento no DPF, é hora de tirar sua foto.

É neste momento de tirar a foto que podem ocorrer algumas dúvidas sobre o que pode e não pode para a foto de passaporte.

2) Posso tirar foto de passaporte com barba?

Sim, você pode tirar sua foto para passaporte com barba.

Em regra, a PF não cria problemas com isso, mas depende do caso concreto, pois o sistema que tira fotos para passaporte pode não conseguir ler a imagem adequadamente.

Hoje em dia é bem comum a utilização de barba entre os homens, seja por motivos religiosos, de saúde ou estéticos. Assim, não seria razoável para a PF solicitar que a pessoa fizesse a barba somente para tirar a foto para passaporte.

Mas há alguns casos em que, em virtude do tamanho da barba e do enquadramento no fundo branco da foto, o operador da máquina pode solicitar que você faça alguns ajustes pontuais, como prendê-la, apará-la com a mão etc. Feito isso você poderá tirar foto para passaporte sem maiores dificuldades.

3) Posso tirar foto de passaporte com cabelo black power?

Em regra, sim, você pode tirar sua foto para passaporte com cabelo black power ou outro cabelo volumoso. As orientações são bem semelhantes para os casos de adereços corporais ou preferências estéticas.

No caso de cabelo black power, por exemplo, em virtude de proporção entre o fundo branco da foto e o volume do cabelo, o sistema pode não conseguir tirar uma foto inteira da pessoa.

Nesse caso, o responsável da PF por tirar a foto deve solicitar algum ajuste em específico, como pentear o cabelo para diminuir o volume, por exemplo.

4) Posso tirar foto para passaporte com óculos de grau?

Sim, você pode tirar foto para passaporte com óculos. Vale a mesma regra para a pergunta acima.

Obviamente estamos nos referindo a óculos de grau, não óculos escuros, para proteção de raios solares!

Dependendo do tamanho da armação dos óculos, o operador da máquina fotográfica pode solicitar que você retire o acessório, caso ele cubra demais seu rosto e impeça sua identificação pelo sistema.

5) Posso tirar foto de passaporte com cabelo colorido?

Cabelo azul, cabelo rosa, cabelo verde, cabelo vermelho… A resposta: sim, você pode tirar sua foto para passaporte com o cabelo colorido, seja lá qual cor tenha escolhido.

Como está muito na moda atualmente, não seria razoável que a PF negasse a emissão de passaporte para alguém com cabelo colorido! Vale a mesma resposta para os casos acima.

6) Posso tirar foto de passaporte com brincos e cordões?

A regra é sempre o bom senso. Sim, você pode tirar sua foto para passaporte com brincos e colares discretos, desde que não atrapalhem na identificação do seu rosto pelo sistema de fotografias da Polícia Federal.

Em todo o caso, o operador da máquina pode solicitar que você retire ou afaste os acessórios de seu rosto para facilitar a foto para o passaporte.

7) Posso tirar foto de passaporte com chapéu ou boné?

O objetivo da foto para passaporte é identificar seu rosto o mais claramente possível, assim, a utilização de bonés ou chapeus não é aceita, pois facilmente oculta a face da pessoa e dificulta a identificação do rosto pelo sistema de captura de fotos da PF.

Então, não é aconselhável utilizar chapéu ou boné quando for dirigir-se à cabine fotográfica.

8) Tenho uma tatuagem no rosto. Posso tirar foto de passaporte?

É óbvio que sim! A tatuagem definitiva faz parte do seu rosto como um sinal de nascença, não sendo possível retirá-la de um momento para o outro, como um óculos ou brincos, por exemplo.

Assim, você pode tirar foto para passaporte com tatuagem no rosto.

9) Países muito conservadores?

Alguns países são mais rígidos que outros, portanto se você pretende visitar algum lugar mais conservador recomendamos que pesquise sobre as regras e tradições locais, com relação a adornos, cabelos soltos, tatuagens etc. para evitar imprevistos na alfândega internacional.

É importante ressaltar que essas dicas não são regras e podem mudar a qualquer momento e de acordo com a vontade do agente que irá lhe atender.

Fonte

Gostou das nossas dicas?

Esperamos que essas dicas sejam úteis para você. Tem alguma outra dúvida? Escreva nos comentários!

Compartilhe este post

8 comentários sobre “Tirar foto para passaporte: 9 dicas que você precisa saber agora

  1. Seguro viagem internacional
  2. 8) Tenho uma tatuagem no rosto. Posso tirar foto de passaporte?

    É óbvio que sim! A tatuagem definitiva faz parte do seu rosto como um sinal de nascença, não sendo possível retirá-la de um momento para o outro, como um óculos ou brincos, por exemplo.o

    Assim, você pode tirar foto para passaporte com tatuagem no rosto.

    9) Países muito conservadores?

    Responder

Postar Comentário